You are currently viewing Óleo de rícino: o que é, para o que serve e como usar nos cabelos

Óleo de rícino: o que é, para o que serve e como usar nos cabelos

Usado em diversos tipos de cabelo, o óleo de rícino, é um coringa ideal para quem busca ter os fios hidratados e mais bonitos

Ter cabelos saudáveis e brilhantes é um desejo de muita gente! Mas, para deixar os fios com mais vida, às vezes é necessário o auxílio de produtos que hidratam as madeixas. É o caso do óleo de rícino, derivado de sementes da planta Ricinus communis.

O óleo ficou conhecido por seus diversos benefícios, como hidratação, ajudar no crescimento dos fios e até diminuir caspas! Além disso, a facilidade em seu uso também é um aliado que ajudou a conquistar tanta gente.

O que é o óleo de rícino?

O óleo de rícino (também conhecido como óleo de mamona) é obtido a partir das sementes da planta Ricinus communis, que contém cerca de 40 a 50% de óleo. 

Para o que serve?

O óleo de rícino é rico em ômega 6 e 9, nutrientes que ajudam a nutrir profundamente os cabelos, além de formar uma película ao redor dos fios, assim, impedindo que eles percam água com tanta facilidade. Por isso, é usado para deixar o cabelo saudável e com brilho por mais tempo.

Como usar óleo de rícino no cabelo? Pode dormir com ele no cabelo?

O óleo pode ser usado de diversas maneiras, mas a mais comum é a umectação capilar. Esse processo deve ser feito com a aplicação do óleo vegetal nos fios, com o objetivo de nutri-los e devolver a sua oleosidade natural.

A umectação é indicada para todos os cabelos que estejam ressecados e danificados e, principalmente, para aqueles que possuem fios cacheados e afro, pois já possuem os fios naturalmente mais secos.

A umectação pode ser feita durante o dia ou à noite. Assim, no primeiro caso, basta aplicar o produto em todo o comprimento dos fios, deixar agir por aproximadamente 30 minutos e lavar normalmente. No caso da umectação noturna, o óleo de rícino deve ser mantido nos fios durante toda a noite e lavados pela manhã.

Além disso, o óleo de rícino também pode ser usado na máscara capilar. Basta pingar algumas gotas do produto e fazer a hidratação dos fios. 

Óleo de rícino ajuda quem sofre com caspa?

Simpois o produto possui propriedades antibactericidas e antifúngicas, quando aplicado nas raízes. Dessa forma, ajuda no combate aos microrganismos que agravam a caspa, coceira e outros problemas do couro cabeludo.

Pessoas com cabelo oleoso podem usar o produto?

Sim! Normalmente, pessoas com fios oleosos fogem de óleos, pois acreditam que eles podem agravar o problema. Mas o óleo de rícino pode ajudar a reduzir a oleosidade no couro cabeludo, devido à ação antifúngica, que controla a ação de fungos e bactérias que promovem a produção excessiva de óleo. 

Para isso, o consumidor deve passar o óleo na raiz antes do banho e tirá-lo com o xampu, assim, não deixando agir por mais de dez minutos.

Pode usar óleo de rícino na sobrancelha?

Sim! O óleo pode ser aplicado diretamente na sobrancelha ou diluído em água (e até em receitas nutritivas, como com óleo de coco) para estimular o crescimento dos pelos na sobrancelha. Assim, o óleo de rícino pode ser aplicado na sobrancelha semanalmente e a aplicação pode ser feita com um cotonete para facilitar. 

Vende na farmácia? Precisa de receita?

Sim, o óleo de rícino é vendido em farmácia e não é necessária receita para comprá-lo.

Conclusão

O óleo de rícino é o queridinho de quem busca ter cabelos mais bonitos por ser um coringa: pode ser usado por pessoas com os mais diversos tipos de cabelos e tem diversas formas de uso, como em umectação ou no hidrante capilar. 

O óleo pode ser encontrado facilmente em farmácias e tem bom custo x benefício para quem deseja hidratar e fortalecer os cabelos de maneira prática. No caso de uso para queda capilar ou caspas, é importante a visita à um dermatologista para que o profissional investigue as causas do problema e seja tratado da melhor forma. 

Fonte: Guia da Farmácia

Deixe um comentário