ARTRITE

ARTRITE

Artrite é a inflamação em uma ou mais articulações, que são as “juntas” entre dois ossos. A inflamação nas articulações pode ser decorrente de:

🔹Doença autoimune

🔹Trauma

🔹Desgaste geral das articulações

🔹Infecção, geralmente por bactéria ou vírus

🔹Deposito de cristais (metabólica).

A artrite pode resultar em lesão da cartilagem – um tecido que protege a articulação, permitindo que ela se mova suavemente além de absorver choques entre os ossos- dos ossos locais, da cápsula articular e ligamentos. Quando sua causa é tratada a tempo a articulação volta ao normal. Dependendo da causa isso nem sempre ocorre. Nesses casos, o paciente é diagnosticado com artrite crônica. 

 Fatores de risco: Alguns fatores são considerados de risco para o surgimento da artrite. Conheça:

🔹Histórico familiar: algumas famílias têm tendência genética

🔹Idade: o risco de artrite aumenta com a idade do indivíduo

🔹Gênero: mulheres têm mais chances de desenvolver artrite do que homens

🔹Lesões: pessoas que tiveram lesões em articulações anteriormente também têm mais chances de desenvolver artrite no futuro

🔹Obesidade: o excesso de gordura no corpo aumenta a pressão sobre as articulações, principalmente nos joelhos e no quadril.

Sintomas de Artrite: Os principais sintomas da artrite costumam seguir um padrão, apesar dos vários tipos diferentes que existem da doença. Eles são:

🔹Dor em articulações

🔹Inchaço nas articulações

🔹Redução na capacidade de mover as articulações

🔹Vermelhidão da pele ao redor da articulação

🔹Rigidez, especialmente pela manhã

🔹Aquecimento ao redor da articulação.

Tratamento de Artrite: O principal objetivo do tratamento de artrite é diminuir a dor do paciente e evitar maiores danos no futuro, melhorando as funções das articulações.
O tratamento específico vai depender da causa da artrite. Em geral, ele é feito por medicamentos, como analgésicos, drogas antirreumáticas, corticoides e imunossupressores; por fisioterapia, em que são prescritos exercícios que ajudam a recuperar a função das articulações; e eventualmente por cirurgia como um último recurso, para reconstruir as articulações afetadas ou substituí-la por outra.

ATENÇÃO: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações aqui disponíveis possuem apenas caráter educativo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu