You are currently viewing 10 dicas para prevenir o câncer

10 dicas para prevenir o câncer

Comemoramos hoje o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data voltada para a conscientização e prevenção da doença no mundo todo. Por isso, preparamos 10 importantes dicas de prevenção contra o câncer.

DICA 01 – NÃO FUME

Ao fumar, você libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por você e também por outras pessoas não fumantes.

DICA 02 – TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Procure consumir alimentos de origem vegetal e evitar alimentos processados. Os conservantes podem provocar o câncer de intestino. Além disso, a falta de equilíbrio alimentar pode levar à obesidade, sendo um fator de risco para o desenvolvimento do câncer.

DICA 03 – PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Além do benefício físico, praticar atividades físicas também é um remédio para a mente. Escolha uma atividade que te faça bem e que você possa inserir na sua rotina de forma agradável.

DICA 04 – AMAMENTE

A amamentação favorece a mãe e o bebê, pois protege as mães contra o câncer de mama e a criança da obesidade infantil – sendo a primeira ação de alimentação saudável.

DICA 05 – REALIZE OS EXAMES PREVENTIVOS

Para as mulheres, os principais exames estão relacionados ao câncer de mama (mamografia anual a partir dos 45 anos) e ao câncer de colo do útero (exame de Papanicolau para mulher que já iniciaram a vida sexual).

Para os homens, recomenda-se a realização do exame de toque retal anualmente para a prevenção do câncer de próstata e também o autoexame para identificar o câncer de testículo.

DICA 06 – VACINE-SE!

A vacinação não previne diretamente o câncer, mas está relacionada à prevenção de doenças como o HPV – que pode evoluir para o câncer de colo de útero, vulva, pênis e garganta – e a hepatite B – fator de risco para o desenvolvimento do câncer de fígado.

DICA 07 – EVITE INGERIR BEBIDAS ALCÓOLICAS

O consumo de bebidas alcóolicas pode aumentar o risco do câncer de boca, garganta, esôfago, faringe, fígado e mama. Caso você vá beber, recomenda-se a ingestão de uma dose para mulheres e duas para homens.

DICA 08 – PROTEJA-SE DO SOL

A exposição ao sol sem proteção adequada e em horários entre às 10h e 16h está diretamente ligada ao câncer de pele. Se precisar se expor ao sol, use chapéu de aba larga, camisa de maga longa, calça comprida, óculos de sol e passe o protetor solar.

DICA 09 – INFORME-SE

A informação é essencial para você saber sobre os fatores de risco, sintomas e prevenir o câncer.

DICA 10 – SEJA FELIZ!

Tente levar uma vida leve, com o apoio da família e amigos para que você possa estar bem emocionalmente.

Fonte: Oncologista Clínica Dra. Vanessa F. Pelegrini

Deixe um comentário