You are currently viewing Inimigo Invisível

Inimigo Invisível

Causada por fungos, micose pode afetar pele, couro cabeludo e unhas. Manter a pele seca e limpa é uma das formas de prevenir a infecção

Uma coceirinha insistente, o surgimento de manchas na pele ou fissuras entre os dedos podem ser indicativos de que algo não vai bem. Isso porque esses são alguns dos sintomas de uma infecção bastante conhecida da população mundial: a micose.

Causada por fungos encontrados na terra, na areia, nos animais domésticos, no solo de piscinas, em banheiros públicos e objetos contaminados, como alicates de unha e cortadores de cabelo, ela pode atingir o couro cabeludo, a pele e as unhas.

As micoses são particularmente frequentes nos países tropicais, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para  desenvolvimento dos fungos. Ressaltando que qualquer área da pele do corpo pode ser acometida por micoses.

Formas de Prevenção:

  • Se o fungo gosta de umidade, então, um dos caminhos para a prevenção é manter a pele seca, especialmente as áreas de dobras.;
  • Além disso, é importante não compartilhar objetos de usos pessoais, como: escovas, pentes, roupas de banho, sapatos, meias e roupas íntimas. 

Pele

A micose de pele pode surgir em qualquer área do corpo e com manifestações diferentes. A Pitiríase versicolor. Normalmente, surgem na parte superior dos braços, tórax/dorso e pescoço. Já as tineas manifestam-se como manchas avermelhadas de superfície descamativa. Crescem de dentro para fora, com bordas bem delimitadas, tendo como principal sintoma a coceira.

Deixe um comentário