You are currently viewing Sinal Vermelho para a pele

Sinal Vermelho para a pele

Definida como uma doença inflamatória crônica e genética, os sintomas característicos da dermatite atópica são coceira, irritação e pele ressecada. Entenda por que as estações mais frias podem ser vilãs entre os acometidos.

Irritação na pele que, de modo geral, surge nos braços e atrás dos joelhos. Essa é uma das características da dermatite atópica, doença dermatológica inflamatória crônica que costuma acometer pessoas que têm histórico familiar e alguma influência ambiental (fatores externos).

Formas de prevenção:

  • Hidratação da pele: pessoas com dermatite atópica, em sua maioria, sofrem com deficiência de alguns nutrientes na pele, como ácidos graxos e ceramidas. Por isso, a hidratação adequada é tão importante. Se o hidratante for aplicado até três minutos após o banho a penetração, o efeito e a duração devem ser ainda maiores.
  • Cuidados no banho: como a principal medida de prevenção é evitar o ressecamento da pele, pacientes com a doença devem realizar banhos rápidos, mornos, sem esfregar, e com sabonetes menos irritantes.
  • Seguir orientação de um especialista: caso o paciente perceba alguma alteração na pele, é fundamental procurar auxílio médico. Deve-se evitar o uso de medicamentos caseiros ou de algum fármaco por indicação de amigos ou familiar, porque, muitas vezes, em casos de dermatite atípica, a coceira pode se intensificar.

Deixe um comentário